Chuvas ainda assustam Itabuna
As chuvas das últimas 24 horas causaram alguns estragos em pelo menos quatro bairros de Itabuna. Houve ocorrências na noite de quarta no bairro Califórnia, com um deslizamento de terras na Rua Mercedes.
Casas foram destruídas e mais de 20 pessoas ficaram desabrigadas. Ao todo, 7 casas ficaram com a estrutura comprometida, de acordo com os engenheiros da Defesa Civil. Não houve feridos. Os desabrigados tiveram assistência da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Nos bairros Novo Jaçanã, Sarinha e Nova Itabuna, as chuvas provocaram o transbordamento dos canais de macrodrenagem. A água invadiu dezenas de casas e barracos. Mesmo assim, os moradores se recusaram a deixar os imóveis. Segundo a Defesa Civil, ações de emergência foram realizadas para desobstruir os canais.
Também houve registro de alagamentos nos bairros Santo Antônio e Morumbi. No Pontalzinho e áreas do centro, bocas de lobo entupidas ou sem manutenção adequada não suportaram o volume de chuvas.
De acordo com a Defesa Civil, já choveu 63 milímetros nas últimas 24 horas e o nível de água no Rio Cachoeira subiu mais de dois metros. A previsão é de que as chuvas continuem.
A recomendação aos moradores de áreas ribeirinhas, como Rua de Palha, Ferradas, Nova Ferradas, Nova Itabuna e Rua da Bananeira é que fiquem alertas. Se necessário, deixem as casas e busquem abrigo com parente ou samigos.