Greve de ônibus acabou sábado

Os ônibus urbanos de Ilhéus voltaram a circular com toda a capacidade no sábado (2). O acordo entre patrões e sindicato dos rodoviários, mediado pela Prefeitura, foi fechado no final da tarde de sexta-feira. Ficou decidido um reajuste de 2% no salário e 6% no ticket alimentação.

O acordo acabou ficando abaixo do que as empresas tinham oferecido (2,5% nos salários) aos trabalhadores, que exigiam 3% mais 27% no ticket alimentação.

Numa decisão liminar, atendendo a uma ação judicial impetrada pelas empresas do transporte coletivo, o Tribunal de Justiça da Bahia tinha deferido que o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários deveria garantir 50% dos empregados nos horários de pico.

 

A decisão da justiça ressaltou que, embora a greve seja um direito constitucional dos empregados como forma de obter melhoria das condições de trabalho e salariais, deve ser mantido um contingente mínimo para atender a população.

“O interesse da categoria - em tese legal e legítimo - não pode se sobrepor ao interesse público da sociedade”, afirmou a decisão liminar.

11:47  |  


Gostou? Repasse...