Harpias tiveram filhotes na Bahia

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Meio Ambiente, a Reserva Particular de Patrimônio Natural Estação Veracel comprovou a presença de dois ninhos de harpia dentro da reserva. São dois casais, cada um com um filhote.

A harpia, também conhecida como gavião real, é uma espécie sob risco de extinção e muito rara na Mata Atlântica. “A descoberta tem um enorme significado porque é o resultado de todo um trabalho de preservação feito ao longo de quase 20 anos da Estação Veracel”, diz a especialista Virginia Camargos.

De acordo com Virginia, o sucesso reprodutivo da ave em vida silvestre demonstra que as ações de proteção do bioma, feitas pela empresa, têm sido eficazes. A harpia necessita de uma área de 50 km2 para viver, no caso florestas tropicais.

É uma ave que está no topo da cadeia alimentar, se alimenta principalmente de macacos e preguiças, mas também de répteis e aves menores, cumprindo seu papel de controlar naturalmente a população desses animais, mantendo o equilíbrio da natureza.

A harpia é a maior ave de rapina do Brasil. Do bico à cauda mede quase um metro e, quando suas asas estão abertas, a distância entre suas pontas pode chegar a dois metros.

Os filhotes serão monitorados por câmeras fotográficas e penas coletadas no solo, embaixo dos ninhos, para posterior identificação genética dos indivíduos e do parentesco entre os casais e filhotes.

0:03  |  


Gostou? Repasse...