Ilhéus faz ofensiva contra sífilis
A Vigilância da Saúde e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizam, na próxima semana, uma campanha de Combate a Sífilis e Sífilis Congênita em Ilhéus. Equipes estarão nas unidades nos dias de atendimento pré-natal ou de Planejamento Familiar.
Elas vão oferecer testes rápidos de sífilis, fazendo o diagnóstico da doença e impedindo a cadeia de transmissão, além de promover o trabalho de conscientização sobre os riscos e prevenção, explica o enfermeiro Gleidson Santana Souza, da Vigilância.
"O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce da doença, sensibilizando as pessoas sexualmente ativas, principalmente as gestantes e seus parceiros sexuais, a fazer o teste de sífilis o quanto antes, evitando que a doença seja transmitida para o bebê".
Para fomentar a detecção precoce da doença, a Sesau está capacitando as equipes de enfermagem das unidades de saúde para o teste rápido da sífilis, realizando palestras e rodas de conversa para orientar e conscientizar a população.
"Mesmo a sífilis sendo uma doença curável, o paciente tratado pode reinfectar-se caso o parceiro sexual não faça, também, o tratamento. Sendo assim, a melhor forma de prevenção é o uso de camisinha nas relações sexuais”. O tratamento é feito com antibiótico.