Sul da Bahia tem mais mamografia
Nesta última semana de junho, mais cidades do sul da bahia terão ações do programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Gongogi, São José da Vitória e Santa Cruz da Vitória vão ter mamografias em mulheres de 50 a 69 anos.
O exame detecta precocemente o aparecimento do câncer de mama, doença que se não for tratada precocemente pode levar à morte. O Saúde sem Fronteiras é um programa da Secretaria de Saúde do Estado, que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres.
Para ser atendida, será preciso levar identidade, Cartão do SUS e comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 e prossegue até 18 horas. Em Gongogi, o atendimento será em carreta estacionada na Unidade de Saúde da Família Elton Vasconcelos, no período de 26 a 28. Serão 487 atendimentos.
Já em São José da Vitória, a unidade móvel ficará na Praça da Feira com meta de atender 394 mulheres, também de 26 a 28 de junho. No mesmo período, o Saúde sem Fronteiras estará em Santa Cruz da Vitória com a unidade móvel no Espaço Social, com meta de atender 415 mulheres.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.