Vacinação é aberta a novos grupos
O Ministério da Saúde autorizou os municípios a estender a vacinação contra a gripe para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. A orientação ocorre após o término da Campanha Nacional de Vacinação para públicos prioritários, que teve início em 23 de abril. 83% do público-alvo se vacinou.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Foram dois meses de oportunidade exclusivamente para o grupo prioritário se vacinar. Agora, a recomendação é que as doses sejam disponibilizadas também para outros públicos.
Até a quinta-feira passada, o grupo das crianças de 6 meses a 5 anos registrava a menor cobertura vacinal, com 67%. As gestantes, 71%; os professores, 98%; as puérperas, 96,2%; os idosos, 91% e os indígenas, 90,5%. Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura está em 88,6%.