Vacinação teve que ser ampliada
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira. Cerca de 10 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo ainda não se vacinaram. Destes, mais de 4 milhões são crianças menores de 5 anos.
Na última semana, as baixas coberturas vacinais acenderam um alerta e o Ministério da Saúde decidiu prorrogar por mais uma semana a campanha. A preocupação é com a proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe.
Também é preocupante o número de casos e mortes registrados no Brasil, que já dobraram na comparação com o mesmo período do ano passado. Desde o início da campanha, em 23 de abril, 80,7% da população prioritária buscaram os postos de saúde.
A meta é vacinar contra a gripe 54,4 milhões de pessoas. Após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação contra a gripe poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.
O Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar contra a gripe os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
No nordeste, o índice é de 86,8%. A região sudeste é a que tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, 74,62%. Em seguida estão as regiões norte (74,67%), sul (83,4%) e centro-oeste com a melhor cobertura, de 95,4%.