Waldir Pires morre em Salvador
Morreu na manhã desta sexta-feira, aos 91 anos, o ex-governador da Bahia e ex-vereador de Salvador Waldir Pires. O político estava internado no Hospital da Bahia, na capital baiana, desde a noite de quinta, quando deu entrada com um quadro de pneumonia.
Ele teve uma parada cardiorrespiratória por volta das 10 horas e não resistiu. O governador Rui Costa decretou luto de cinco dias na Bahia e lamentou a morte de Waldir. O mesmo aconteceu com o prefeito de Salvador, ACM Neto. Ambos divulgaram notas de pesar.
Waldir nasceu em Acajutiba (a 185 km de Salvador), em 21 de outubro de 1926. "Waldir, inegavelmente, é um personagem grandioso de nossa história – da Bahia e do Brasil", afirma o jornalista e escritor Emiliano José, autor da biografia do político.
No livro lançado no último dia 14, ele descreve a infância de Waldir em Amargosa, passa por Nazaré das Farinhas, onde ele cursa o ginásio no Clemente Caldas; o Colégio Central, onde faz o Clássico; e a Faculdade de Direito da UFBA, sendo o orador da turma de 1949.
Aos 24 anos, o político é nomeado secretário do governo Regis Pacheco (1951/55), indicado por Antônio Balbino, espécie de seu preceptor na vida política. Balbino depois se elege governador e Waldir, deputado estadual, sendo seu líder na Assembleia Legislativa. Mais tarde, governador baiano.