Geddel é réu em novo processo
O ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) se tornou réu por improbidade administrativa, no caso em que foi acusado de pressionar a liberação da obra do empreendimento La Vue, na Barra, em Salvador. A juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, acatou ação proposta pelo MPF.
A acusação foi feita em 2016, pelo então ministro da Cultura Marcelo Calero, que pediu demissão do cargo. Ele alegou que Geddel, à época ministro da Secretaria de Governo, fez pressão para autorizar o andamento da construção, embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Diante da polêmica, Geddel também pediu demissão do cargo e acabou preso no ano passado. Atualmente, o ex-ministro se encontra preso na Papuda, em Brasília, e ainda cumpre medida de isolamento por ter desacatado um agente penitenciário.
Geddel admitiu ter um apartamento no prédio que tentava liberar, mas em Salvador várias fontes dizem que ele é sócio do empreendimento. O prédio teria uma altura imcompatível com a zona em que se encontra, por isso foi barrado.