Itacaré já combate as hepatites

Como parte dessas ações do julho amarelo, mês de combate às hepatites, a Secretaria de Saúde de Itacaré, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quarta, 25, em todos os postos de saúde do município, palestras e testes rápidos para hepatites B e C.

Além de alertar a comunidade, serão realizados exames, com resultados entregues na hora e os casos positivos encaminhados para tratamento. A proposta é de conscientizar os pacientes sobre os riscos das hepatites e orientar para que façam exames.

Inicialmente, enfermeiros e especialistas de cada posto explicarão o que é a hepatite, um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Em seguidas. os pacientes serão encaminhados para os testes rápidos, recebendo os resultados de imediato.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica de Itacaré, Elane Matos, a hepatite é inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

"Esse registro realizado pela Secretaria de Saúde é importante para mapear os casos de hepatites no município e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor. As hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas".

"Mas, quando aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional".

21:52  |  


Gostou? Repasse...