Sul da Bahia vacina contra raiva
A secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a campanha de vacinação antirrábica na última semana. Na zona urbana são disponibilizados três postos fixos de vacinação, e na zona rural uma equipe volante circula nos distritos, vilas e povoados.
De acordo com a coordenadora de Imunização, Walkiria Cardeal, o Dia D para a campanha de vacinação antirrábica será 28 de julho, sábado, quando haverá uma maior mobilização, com mais postos para intensificar a vacina em cães e gatos.
“Nosso município tem uma área territorial muito extensa, de modo que não temos como passar de casa em casa para vacinar. Então, é importante que a população aproveite os pontos de vacinação, porque quando vacinamos nossos animais, estamos imunizando também nossa família”, diz Walkiria.
Já em Itabuna a vacinação só começa no dia 16, na zona rural. Uma equipe de 12 pessoas entre veterinários, técnicos e aplicadores percorrerá áreas como Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá, Aterro Sanitário, Fazenda Progresso, entre outras para a imunização de cães e gatos.
O dia D da vacinação antirrábica em Itabuna será 4 de agosto, com a vacinação dos bichinhos de estimação na área urbana. O trabalho é coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que atuará nas unidades de saúde em todos os bairros.
A vacinação na área rural deve contar com cerca de 400 pessoas, incluindo estudantes do curso de medicina veterinária, explica o veterinário do CCZ, Samir Hage. "Todo o esforço será empreendido para imunizar mais de 35 mil animais domésticos e atingir a meta de pelo menos 80%".
Samir informa que, anualmente, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir dos 5 meses de idade. Ele lembra que a raiva é uma doença grave e transmitida ao ser humano pela saliva (mordida ou lambida) de animais contaminados.