UFSB debate salvamento do rio
A Universidade Federal do Sul da Bahia debateu os projetos de recuperação das microbacias hidrográficas de Itabuna que vêm sendo realizados por ela, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a EMASA no auditório da Caixa Econômica Federal.
No evento, foram definidas estratégias de gestão integrada e participativa dos recursos hídricos e identificadas fontes de financiamento que possam garantir a continuidade das ações. A Diretora de Sustentabilidade e Integração Social da UFSB, Valerie Nicollier, falou da motivação e dos objetivos do encontro.
Foi apresentado o projeto "Microbacia-Escola: a criação de espaços intersetoriais de aprendizagem para a gestão participativa e integrada de bacias hidrográficas". Ele surgiu na elaboração do Plano Executivo de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira (2016-2017).
O projeto está no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e visa a recuperação de microbacias urbanas no âmbito do Cachoeira, sendo Itabuna o espaço para implantação do piloto.
Foram apresentadas diversas ações já realizadas pela UFSB com recursos próprios, desde 2016, no projeto-piloto desenvolvido na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré, afluente do Rio Cachoeira que nasce em Barro Preto e passa perto do Campus Jorge Amado.