Capital recebe ação sobre parasitas

A unidade móvel do Movimento Brasil Sem Parasitose (MSPB) passará por Salvador nos dias 7 a 9 de agosto para informar e orientar gratuitamente a população sobre tratamentos e cuidados, com objetivo de reduzir a ocorrência das doenças parasitológicas.

A ação, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM Farma, ficará na Praça Newton Rique, no Parque Bela Vista. Os gastroenterologistas e pediatras darão orientações em uma carreta de 52 m², adaptada com três consultórios.

A capacidade é de cerca de 200 atendimentos por dia, organizados por senha. Na primeira etapa, o paciente responderá a um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico.

Em seguida, passará por uma triagem com enfermeiros e depois com os médicos. Então será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.

"As parasitoses são doenças simples e fáceis de serem tratadas, mas são pouco valorizadas, mesmo com grande incidência na população de um modo geral. É um problema de saúde pública e um dos mais graves que temos no mundo", explica o presidente da FBG, Dr. Flávio Quilici.

O Movimento também apresentará à população quais são as patologias que acometem o sistema digestório (boca, estômago, esôfago e intestinos), tais como refluxo esofágico, gastrite, úlceras, prisão de ventre, diarreias, infecções intestinais, entre outras.

Em sua terceira edição, Salvador (BA) será a quarta cidade a receber o MBSP, que já passou por Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG) e está em Recife (PE). A ação, que tem duração de 17 dias, ainda irá para Mogi das Cruzes (SP) nos dias 16 e 17 e Duque de Caxias (RJ) nos dias 21 a 23 de agosto.

1:21  |  


Gostou? Repasse...