Defesa começa a demolir shopping
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciaram, nesta segunda-feira, às 13h, a demolição parcial do prédio onde funcionaria o Shopping Popular de Itabuna. A previsão é de que o trabalho seja concluído até esta terça.
Para a execução do serviço, foi interditado um trecho da Avenida Inácio Tosta Filho, nas imediações da praça José Bastos, no Centro.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, o destino do restante do prédio deve ser decidido pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna nos próximos 30 dias, quando o resultado do laudo técnico será concluído. Por enquanto serão demolidos o terceiro andar e uma parte do segundo.
O prédio começou a ser construído pela Prefeitura em 2014, tendo como meta abrigar mais de 140 vendedores ambulantes em três andares. Ele foi interditado em 2016, após o desabamento de uma parte do beiral. O segundo acidente ocorreu na madrugada do dia 26 de julho deste ano.
Foram gastos mais de R$ 2 milhões em recursos do próprio município. A justiça decidirá quem vai arcar com os prejuízos. Desde a primeira interdição, a obra ficou mais de um ano e meio exposto às ações do sol e da chuva sem qualquer anteparo.
Para o ex-prefeito Claudevane Leite, o Vane do Renascer, o atual prefeito Fernando Gomes, desde o início de sua quinta gestão, jamais teve interesse em concluir a obra do shopping popular. O próprio prefeito afirmou isso em várias ocasiões.