Índice REE mostra BA ineficiente
O Ranking de Eficiência dos Estados, do Instituto Datafolha, situa a Bahia entre os piores do Brasil na aplicação de recursos. Por isso, o candidato a governador, Zé Ronaldo disse que vai colocar a casa em ordem, utilizando bem os recursos.
"Aliás, como sempre fiz durante quatro mandatos na prefeitura de Feira de Santana ou como faz ACM Neto em Salvador. A desculpa do atual governador é ficar reclamando da falta de repasses do governo federal. Eu e ACM Neto sempre fizemos mais do que podíamos com poucos recursos”.
Zé Ronaldo acrescenta que vai governar "com autoridade e competência para colocar os bandidos na cadeia. Vamos devolver a paz aos municípios. Nenhum cidadão será obrigado a dormir cedo por causa desse poder paralelo que se implantou no estado".
O aplicativo do Datafolha mostra quais estados fazem mais pela educação, saúde, infraestrutura e segurança usando o menor volume de recursos financeiros. São analisadas 17 variáveis agrupadas em seis componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados.
Numa escala de 0 a 1, cinco estados ultrapassaram 0,50 e foram considerados eficientes no uso dos recursos, enquanto os demais 15 foram classificados como pouco eficientes ou ineficientes. Em 16º lugar, a Bahia (pouco eficiente, com 0,362) ficou atrás de vários estados do Nordeste.
É o caso do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, este último classificado como eficiente, com 0,517. Semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), da ONU, o REE-F revela que altas taxas de mortalidade infantil e homicídios são sinais da ineficiência do estado.
Zé Ronaldo (Democratas) e o candidato a senador Jutahy Junior (PSDB) participaram de um Encontro com Policiais Militares e Bombeiros em Feira de Santana e discutiram questões relacionadas à segurança.
“A falta de segurança é um dos grandes problemas que o estado enfrenta hoje. Há 12 anos a polícia está com o efetivo baixo e falta de equipamentos, os servidores estão desmotivados. Os índices de violência só aumentam e o atual governo está de braços cruzados", resumiu Zé Ronaldo.