Itabuna vacina contra raiva animal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itabuna realiza neste sábado o Dia “D” de vacinação contra a raiva animal, envolvendo cerca de 400 profissionais. O trabalho segue até às 17 horas nas Unidades de Saúde da zona urbana.
De acordo com o veterinário do CCZ, Samir Hage, a imunização tem como alvo cães e gatos com idade a partir dos três meses. “A raiva não tem cura e a vacina ainda é a melhor maneira de evitar a doença, portanto, mesmo os animais vacinados no ano passado devem ser imunizados este ano”.
A meta é vacinar 35 mil animais domésticos. “A imunização na zona rural foi iniciada antecipadamente e atingiu apenas 1.709 cães e gatos, portanto, os animais que não receberam a dose ainda podem ser imunizados neste sábado, basta o proprietário levar o animal a uma das unidades de saúde na zona urbana”.
A CCZ não revelou nenhum plano para vacinar os milhares de cães e gatos de rua, que se proliferaram nos últimos anos depois que o atual gestor eliminou o programa de castração, "Castramóvel", iniciado no governo de Claudevane Leite.
A ameaça de uma epidemia de raiva é muito maior entre os cães e gatos de rua do que nas casas, onde os donos em geral cuidam e vacinam seus animais.