20% da BA sob ameaça de dengue

A menos de dois meses para a chegada oficial do Verão, a Bahia está com 81 dos 417 municípios sob risco de uma epidemia de dengue. Os dados, que colocam quase 20% dos municípios em risco, constam do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de julho a setembro.

Ele foi divulgado na terça-feira pela Secretaria da Saúde da Bahia. Para piorar, a maior parte dos municípios enfrenta situação de emergência pela seca ou estiagem. O risco de epidemia acontece porque os 81 municípios possuem índice de infestação predial acima de 4%.

De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, índices acima de 3,9% são sinal de alerta para epidemia. Entre 0% a 1%, o índice é considerado tolerável é de 1,1% a 3,8%, há alerta para surto.

Em Itabuna, o problema tem sido com os mais de 30 mil imóveis que estão fechados ou abandonados e não podem ser visitados por agentes de endemias. Isso levou a Prefeitura a buscar na Justiça autorização para fazer o trabalho preventivo.

Na segunda-feira, com ordem judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública, agentes passaram a entrar nesses imóveis sob escolta da Polícia Militar e com um auxílio de um chaveiro. Segundo o coordenador de Endemias, Roberto Góes, a maioria desses imóveis fica nos bairros Centro, Pontalzinho, Zildolândia e Castália.

Mas a preocupação maior é com o bairro Sarinha Alcântara, onde o índice de infestação está em 26%. O motivo da alta infestação é a irregularidade no abastecimento de água. A grande quantidade de ruas com esgoto à ceu aberto também colabora.

23:37  |  


Gostou? Repasse...