Bolsonaro cresce no NE e lidera
Nova pesquisa de intenção de votos do Ibope indica que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% das intenções de voto contra 41% de Fernando Haddad (PT), considerando apenas os votos válidos, não computando as respostas de votos em branco, nulo ou indeciso.
No Nordeste, única região onde Haddad venceu, a vantagem sobre Bolsonaro era de 25 pontos e o petista esperava receber os 17% de votos que foram de Ciro Gomes, mas isto não aconteceu. Os eleitores se dividiram e a vantagem para Bolsonaro caiu um ponto. Hoje Haddad tem 57% e Bolsonaro 33% na região.
Levando em conta todas as respostas da pesquisa de opinião, Bolsonaro lidera com 52% das intenções de voto e Haddad tem 37% das preferências. Conforme o levantamento, 9% responderam estar dispostos a anular ou votar em branco, e 2% disseram não saber ou não quiseram responder.
Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Ibope procurou medir o potencial de voto de cada concorrente. Após citar o nome de cada um dos candidatos, perguntou se votariam em cada um dos candidatos “com certeza”, “poderiam votar” ou “não votariam de jeito nenhum”.
Jair Bolsonaro é o candidato com mais votos declarados e convictos: 41% disseram que votariam nele “com certeza”. O percentual de voto “certo” em Haddad é de apenas 28%.
Ao contrário do primeiro turno, o índice de rejeição de Jair Bolsonaro é menor que o de Fernando Haddad. 35% não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL, enquanto a rejeição do petista explodiu para 47%.
O levantamento do Ibope ouviu 2.506 pessoas no sábado e domingo (13 e 14 de outubro). Como outras pesquisas de intenção de voto do instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de confiança é de 95%. (Com Abr)