Bolsonaro foi festejado na região
Buerarema está entre as quatro cidades baianas onde Jair Bolsonaro venceu nas urnas no domingo. No primeiro turno, o município esteve ao lado de outros 5 no estado em que o candidato do PSL também saiu vitorioso. No dia 28, dos 8.501 votos válidos 55,26% foram para Bolsonaro e 44,74% para Haddad.
Com as propriedades ocupadas e a repulsa pelos índios em Buerarema, a cidade viu parte do movimento econômico migrar para Una e São José da Vitória, onde os índios se sentem mais aceitos e podem negociar os alimentos.
Por isso, votou maciçamente contra candidatos do PT, desde as eleições de 2010. Na cidade, a renda vem basicamente de aposentados, proprietários de terra com áreas fora da zona de conflito, servidores públicos e os 2.149 beneficiários do Bolsa Família.
Além de Buerarema, o candidato do PSL só venceu na Bahia em Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães e Teixeira de Freitas. Haddad, nome apoiado pelo governador Rui Costa, venceu em Ilhéus (59,87% a 40,13%). Já em Itabuna, houve mudanças em relação ao primeiro turno.
Na primeira votação, Bolsonaro venceu Haddad. Já neste domingo, o candidato do PT obteve 51,31% dos votos válidos ante 48,69% de Bolsonaro. Mesmo assim, desde a noite de domingo apoiadores e eleitores do PSL fazem festa.
No domingo à noite, houve enorme queima de fogos pela cidade. Na segunda, foram para a Avenida Inácio Tosta Filho, onde fica o comitê do partido do presidente eleito. Depois houve carreata e manifestações pela vitória pela Avenida do Cinquentenário, com saída do Jardim do Ó.