Brasil pode ter duas novas vacinas
O Ministério da Saúde estuda incluir duas novas doses no calendário de vacinação. Hoje, o Programa Nacional de Imunizações conta com 19 doses. A previsão é de que, no próximo ano, sejam incluídas a vacina pneumo 13 para imunodeprimidos (só em centros de referência) e a meningo ACWY para 12 e 13 anos.
Como o Brasil é muito grande, são necessárias milhões de doses de vacina. Está sendo feito um estudo para saber quais laboratórios podem produzir e a disponibilidade de recursos. Tudo isso vai ser levado em conta, afirma a coordenadora substituta Ana Goretti Maranhão.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a pneumo 13 previne cerca de 90% de doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por 13 sorotipos de pneumococo. Já a meningo ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas.
“Essas duas vacinas foram amplamente discutidas no comitê técnico assessor de imunização do Programa Nacional de Imunizações. Eles aprovaram, dependendo da disponibilidade. Ninguém vai colocar uma vacina que a gente não tenha absoluta certeza da sustentabilidade”.