Chefe de facção já está em Itabuna
Acusado de vários crimes contra rivais e usuários de drogas, Thiago de Freitas Rodrigues, o "Thiago Penteado", falou com a imprensa após prestar depoimento no Complexo Policial. Ele chegou a Itabuna quinta, depois de ter sido recambiado de São Paulo, onde foi preso no dia 17 de julho.
Thiago é apontado pela polícia como principal comandante da facção criminosa DMP, responsável por crimes como tráfico de drogas, homicídios e roubos em Itabuna e outros municípios da região. Ele nega as acusações, mas a polícia afirma ter provas inquestionáveis.
O delegado titular da 6ª Coorpin, André Aragão, adota providências legais para que Thiago seja transferido para a penitenciária de segurança máxima, em Serrinha. Entre os crimes de que Thiago é acusado, está a morte do menino Keven Braga, 8 anos, atacado por bandidos que atiraram a esmo no bairro Gogó da Ema.
A ação teria sido ordenada por Thiago, mesmo estando escondido em outro estado, por vingança. Em março do ano passado, após exaustiva investigação, a Polícia Civil de Itabuna conseguiu localizar e prender, com ajuda da Polícia Civil de Duque de Caxias (RJ), dois líderes da DMP.
O irmão de Thiago, Danilo de Freitas Rodrigues, o "Danilo Cigano", também integrava a facção. Em dezembro de 2011, os irmãos foram presos pela Polícia Militar de Itabuna após troca de tiros com bandidos rivais na Praça Simão Fiterman, no São Caetano, em plena luz do dia.
Umas mulher foi atingida por tiros e passou por cirurgia para retirada do projétil. Danilo foi preso novamente em Itabuna, em dezembro de 2015, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, mas foi liberado após pagar uma fiança de 5 salários mínimos, tendo se mudado para Serra (ES).
Na cidade capixaba, Danilo Cigano foi executado na manhã de terça-feira, 16 de fevereiro, dentro da distribuidora de gás do pai dele, no bairro Jardim Limoeiro.