Eleitor fez "demissão em massa"
Se para alguns candidatos há motivo para alegria, com a eleição ou reeleição, outros amargaram derrotas. Esse é o caso dos deputados estaduais Augusto Castro (PSDB), representante de Itabuna, e Ângela Souza (PSD), mãe do prefeito de Ilhéus, cujas campanha fracassaram.
O mesmo aconteceu com Sérgio Gomes, filho do prefeito de Itabuna, que amargou mais uma derrota. Aliás, os deputados estaduais Ângela Souza e Carlos Ubaldino (PSD) são alvos da Operação Águia de Haia, que investiga desvios de recursos federais destinados à educação.
Souza teve menos de 39 mil votos e Ubaldino não conseguiu passar a quantidade de votos do petista Osni, último candidato eleito da coligação. Os dois fazem parte do PSD, partido presidido na Bahia pelo senador Otto Alencar (PSD).
Com 14 novos integrantes a partir do próximo ano, a bancada baiana de 39 parlamentares na Câmara dos Deputados teve uma renovação de quase 36%. Com mais de 315 mil votos, o deputado estadual Pastor Sargento Isidório foi o mais votado do estado para a Câmara Federal.
Já os deputados José Carlos Aleluia, Imbassahy, Lúcio Vieira Lima, Paulo Magalhães, José Carlos Araújo, Heber Santana, Tia Eron e Benito Gama fracassaram na campanha à reeleição.
O mesmo aconteceu com o deputado federal Roberto Britto (PP) que desistiu de tentar permanecer em Brasília para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mas não conseguiu ser eleito.