Erosão ameaça bairros em Ilhéus
Pelo menos cinco cabanas de praia foram atingidas pela água do mar após a maré subir nos últimos dias no bairro São Domingos, na zona norte de Ilhéus. Por conta disso, a Defesa Civil orientou os comerciantes que tiveram os estabelecimentos atingidos a deixar o local.
A erosão causada pelo avanço do mar sempre foi um problema para quem mora na zona norte de Ilhéus, a exemplo do São Miguel e São Domingos. No entanto, desta vez os moradores ficaram bastante preocupados. As ondas foram tão fortes que bateram nas pedras e avançaram até a pista, a 20 metros de distância.
Segundo a Defesa Civil, as ondas alcançaram mais de dois metros de altura. Por isso, os comerciantes foram notificados. Também foi pedido a quem morando próximo a essa área que saia do local, porque o maior ponto de maré acontece à noite.
O coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, disse que todos foram orientados a evitar os locais atingidos. A barreira com pedras foi um paliativo feito no fim da década de 90, mas a situação vem se agravando com o tempo.
O órgão informou, ainda, que um laudo deve ser encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura da Bahia para pedir melhorias no serviço, com o objetivo de evitar maiores estragos. Ao longo dos últimos 20 anos os governos estaduais vem se omitindo.
Por diversas vezes, em geral em anos eleitorais, o Governo do Estado prometeu construir novas barreiras para impedir o avanço da maré, porém nada foi feito e a erosão já alcançou a rodovia BA-001 no sentido Itacaré.
A previsão é que, a partir desta quinta-feira, a maré volte ao normal, mas os moradores que sofrem com a erosão há anos continuam preocupados com a situação.