Ilhéus festejou 45 anos de surf

A Praia de Backdoor, em Olivença, foi o palco escolhido para a comemoração dos 45 anos do surf na Terra do Cacau. A data foi marcada pelo 1º Black Trunks de Surf Olivença, durante o feriadão (12, 13 e 14), organizado pelo surfista e produtor Marcos Conceição (Sekão).

O evento reuniu competidores das categorias open, master, gran master, carruna, gran carruna, feminina, mirim e dinossauro, e trouxe grandes nomes do mundo do surf, como Ronaldo Fadul, Fredão e Jojó de Olivença.

O campeonato teve um formato beneficente e arrecadou cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis, que foram distribuídos pelo Instituto Marola nas comunidades carentes de Ilhéus e instituições de ensino, como a escola Jorge Calmon.

Sekão escolheu a praia de Backdoor porque foi lá que passou boa parte da infância. “Eu sempre quis voltar a Olivença e mostrar a minha gratidão por essa terra e pelo seu povo. Praticamente foi aqui que formei o meu surf profissional”, disse o surfista, que atualmente mora na suíça.

Para Jojó de Olivença, campeão mundial, foi uma grande satisfação prestigiar um evento sem fins lucrativos que conseguiu reunir lendas do surf. “Encontrei amigos da década de 80 por aqui, pessoas que fundaram o surf na Bahia e isso não tem preço, estou muito feliz”.

Em 2020, o surf fará parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio, sonho antigo de muitos surfistas, trazendo na competição campeões mundiais como Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho.

12:32  |  


Gostou? Repasse...