255 cidades da BA estão em alerta

Na Bahia, 255 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Desse total, 186 estão em alerta e 69 em risco de surto. Outras 162 estão em situação satisfatória.

Salvador está em situação de alerta. No estado, a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (5.427), seguida de depósitos domiciliares (1.735) e lixo (490). Para ajudar no combate, o Governo Federal entrega mil caminhonetes para reforçar combate ao mosquito Aedes aegypti.

Com essas caminhonetes, os estados e municípios podem acoplar os equipamentos de fumacê para ações locais. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, lançou o Sistema Integrado de Controle de Vetores (SIVector), que substituirá o Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISPNCD).

Das capitais, 25 realizaram o LIRAa e duas, armadilhas. Estão com índices satisfatórios Curitiba (PR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE).

As capitais com índices em estado de alerta são: Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Já Palmas (TO), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya por apresentar Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou superior a 4%. Natal (RN) e Porto Alegre (RS) fizeram o levantamento por armadilha.

23:45  |  


Gostou? Repasse...