Barragem evitou mais enchentes

O governador Rui Costa disse, nas redes sociais, que ao acumular cerca de 62 milhões de metros cúbicos de água a Barragem do Rio Colônia, inaugurada neste ano, evitou que Itapé e Itabuna sofressem com as cheias depois das intensas chuvas do início da semana.

“Se não fosse a barragem, cidades teriam sido inundadas nos últimos dias”, defende o governador. A barragem foi inaugurada em 4 de julho, cinco meses antes da maior chuva dos últimos anos no sul da Bahia. O leito dos rios Colônia, Salgado e Cachoeira se elevaram em mais de 5 metros.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Itabuna, esse volume poderia causar transbordamentos até na região central de Itabuna, caso toda a vazão do Rio Salgado e afluentes tivessem seguido o fluxo normal, junto com o Colônia, em direção ao litoral.

A barragem encheu e começou a sangrar somente quando o nível de chuva em Itapé e Itabuna estava diminuindo, apesar dos alertas e previsões em contrário, inclusive os emitidos pelo Inema. Com as chuvas, pouco mais de 20 famílias ficaram desalojadas em Itabuna.

Mas cerca de 6 mil pessoas ficaram ilhadas nos condomínios Jubiabá e Gabriela, devido à elevação do nível do Cachoeira e de afluentes como o rio Jacarezinho, na área próxima aos dois condomínios, na região de Ferradas.

Ainda na terça e com as chuvas intensas, moradores de Itapé passaram a temer pela barragem. O governo baiano enviou técnicos da Embasa para fazer avaliação constante e fazer contato com a população, distribuindo comunicado informando que não há risco de inundações.

0:05  |  


Gostou? Repasse...