Chuvas continuam fazendo estragos

Embora tenha cessado em algumas áreas do Nordeste, as chuvas continuaram a fazer estragos nas últimas 24 horas. Em Ilhéus, no acumulado, choveu mais de 88 milímetros nas últimas 48 horas, provocando ocorrências como deslizamentos de terra, queda de árvores e alagamentos.

Além da enchente no Banco da Vitória, foram registrados deslizamentos nos altos do Amparo, Coqueiral e Basílio, e alagamentos nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, nas vilas rurais de Maria Jape e Japu as pontes foram cobertas pelo Rio Cachoeira.

Os moradores continuam isolados. As chuvas deixaram um rastro de destruição em 10 municípios do sul da Bahia. Em Itamotinga, distrito de Coaraci, três pessoas que morreram arrastadas pela correnteza do Rio Almada foram identificados: Roniele Silva dos Santos, Josemilton de Jesus Martins e Edvan Oliveira de Carvalho.

Em Itabuna, onde ainda chove, o nível do Rio Cachoeira baixou depois de alagar trechos dos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Nova Itabuna e Rua da Bananeira, no Lomanto, deixando aos menos 28 famílias desabrigadas.

A Prefeitura de Itajuípe decretou, na manhã desta quarta-feira, situação de emergência no município. Com o aumento substancial do volume da água do Rio Almada, todas as equipe das secretarias de Desenvolvimento Urbano e monitoram áreas mais sensíveis.

Nesta quarta-feira a água subiu ainda mais, forçando o decreto que está em vigor. Por este motivo, o prefeito Marcone Amaral suspendeu toda a programação das comemorações pelos 66 anos de emancipação política do município, até que a situação se normalize.

A previsão continua sendo de Chuva entre 20 50 milímetros, além de ventos fortes e intensos (40-60 km/h) de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, que mantém alertas para a Bahia, Piauí e Maranhão.

0:20  |  


Gostou? Repasse...