Morena FM 98 completou 31 anos
Nesta quinta-feira, 6, a rádio Morena FM, de Itabuna, completou 31 anos com dezenas de mensagens de ouvintes, clientes, lideranças e artistas. Ela entrou no ar em 6 de dezembro de 1987 com uma proposta que revolucionou o rádio baiano da época.
Em um estado onde as emissoras se limitavam a tocar trilhas de novela e samba-reggae (precursor da axé music), a Morena entrou no ar com MPB, rock, pop, reggae, blues, jazz instrumental, clássicas, dance e soul, além de uma qualidade de áudio inédita.
Ao longo desses 31 anos ela criou novidades que hoje são adotadas por rádios de todo o país, como os programetes e a notícia de hora em hora. Em 1988, foi a primeira a tocar um CD no Brasil, em 1990 lançou o primeiro programa 100% feito com som digital, o Expresso 98.
Foi o início do projeto de digitalização, que foi completado em setembro de 1991, quando a Morena FM se tornou a primeira da América Latina a só usar músicas e comerciais digitais. Em 1996 foi a segunda do estado a ter um website e a transmitir online.
Apoiadora da cultura do sul da Bahia, a rádio mudou a realidade do setor com um projeto que incluiu o Troféu Jupara, eleição dos melhores artistas regionais diretamente pela população; e os CDs Jupará, que promoveram a música criada na região.
"Não é fácil fazer rádio de qualidade em tempos de crise, como estes três últimos anos, mas nossa equipe tem um nível de dedicação que não vejo em nenhuma outra emissora do país, além de uma qualidade de locução e programação reconhecidas," resume Marcel Leal, presidente da Morena FM.