Todo Sul da Bahia sofre com chuva

A forte precipitação que caiu em Ilhéus, 57 milímetros em 12 horas na noite de segunda-feira (3), provocou uma série de ocorrências registradas pela equipe da Defesa Civil, que emitiu mensagem de alerta antecipado sobre o volume de chuvas esperado até quarta-feira (5).

Os danos mais graves aconteceram no Banco da Vitória, onde o nível do rio Cachoeira subiu 4 metros e invadiu 14 casas, deixando cerca de 50 pessoas desabrigadas. Foram registrados também deslizamentos de terra nos altos do Amparo, Coqueiral e Basílio, e alagamentos nos bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Joandre Neres, nas vilas rurais de Maria Jape e Japu as pontes foram cobertas pelo rio e os moradores estão isolados, sem possibilidade de acesso. O socorro às vítimas contou com a participação dos bombeiros civis da Prev Fire.

As famílias desabrigadas no Banco da Vitória estão alojadas na Escola Municipal Herval Soledade. A Defesa Civil socorreu também moradores de duas casas atingidas por deslizamentos na Avenida Palmares, Alto do Basílio. Uma delas está hospedada em casa de parentes e a outra no abrigo da SDS.

As intensas chuvas provocaram mais duas mortes e um desaparecimento em Coaraci, além de transtornos em várias cidades. No distrito de Itamotinga, em Coaraci, duas pessoas morreram e uma está desaparecida, depois de terem sido levadas pelas águas do Rio Almada.

O Corpo de Bombeiros de Itabuna fez o resgate de dois corpos e busca pelo terceiro. Em Ipiaú, a Praça do Cinquentenário, Rua Nova Conquista, Rua do Honório, Avenida Getúlio Vargas e bairro ACM são alguns dos locais mais afetados pelas chuvas.

Na Rua do Honório, o motorista de um carro ficou preso em um ponto de alagamento e só conseguiu sair com a ajuda de populares. Na rua principal do bairro ACM, moradores utilizaram uma espécie de jangada para se locomover. Apesar dos transtornos, não há nenhum registro de desabamento.

A chuva forte, acompanhada de raios e trovões, atinge cidades da microrregião e grande parte da Bahia, Maranhão e Piauí. Chuvas fortes e rajadas de vento atingiram Porto Seguro na noite de segunda. No aeroporto, houve atrasos em pousos e decolagens. Árvores caíram e algumas localidades ficaram sem energia.

O caso mais grave aconteceu no bairro Mirante Caravelas, onde um raio derrubou uma árvore de grande porte em uma praça. O tronco e os galhos atingiram um carro e uma moto que estavam estacionados e ainda obstruíram a entrada de uma loja. Duas funcionárias ficaram presas no local.

Moradores do conjunto habitacional Arnaldo Moura Guerrieri, na zona norte de Eunápolis, têm sofrido com a falta de drenagem. Com as fortes chuvas, sem ter para onde escoar, a água inunda ruas e invade casas. No domingo, as vias pareciam mais um rio com correnteza.

0:07  |  


Gostou? Repasse...