Verão terá um El Niño mais fraco
O verão começou oficialmente às 20h23 desta sexta, no horário brasileiro de verão, e se prolonga até às 18h58 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. O verão 2019 terá um diferencial importante e que vai determinar mudanças nas características básicas da estação em cada região.
O fenômeno El Niño, que se efetiva durante janeiro, vai atuar com fraca a moderada intensidade durante a estação. A expectativa é de que o El Niño 2019 tenha características clássicas e que seja de curta duração, enfraquecendo rapidamente durante o outono.
Um dos efeitos do El Niño no Brasil é a redução da chuva de verão no norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. O ar úmido ainda é direcionado para o interior do Nordeste, estimulando as pancadas de chuva.
A maioria das áreas do Nordeste deve fechar janeiro com chuva dentro da média para o mês. O litoral norte deve ter chuva ligeiramente acima da média. Já o sul da Bahia termina o mês com chuva um pouco abaixo da média.
Em fevereiro, há risco para mais dias seguidos de tempo seco, com temperatura alta. Chove menos do que o normal. Em março, a chuva aos poucos retorna, porém ainda mal distribuída. Em toda a faixa norte da região, a chuva ainda será abaixo da média.
Porém, no centro e sul da Bahia deve chover ligeiramente acima do padrão climatológico. E o calor predomina.