Viva Voluntário cresce na Bahia
O programa Viva Voluntário está sendo divulgado na Bahia, através de Iuric Pires Martins, Cristiane Damasceno Barbosa e Luama Soraia Coelho Lins, mestrandos do programa de pós-graduação em Dinâmicas do Desenvolvimento do Semiárido da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
Eles destacam projetos e iniciativas de organizações da sociedade civil que promovem trabalhos pautados no voluntariado em prol de causas sociais. Um exemplo é a Fundação Lar Feliz, que atende a mais de 400 crianças de 0 a 10 anos de uma das regiões em situação de maior vulnerabilidade de Juazeiro.
No Nordeste, o foco de atuação inicial do Viva Voluntário é Salvador, escolhida como uma das cidades-piloto do projeto, junto com São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Boa Vista. No entanto, além da mobilização de ONGs na capital baiana, o programa procura entender a realidade de cada região.
O programa contempla uma cidade-piloto em cada região do Brasil, com equipe local para disseminar e sensibilizar instituições sobre boas práticas de voluntariado. O projeto tem como principal ferramenta o site vivavoluntario.org, que funciona em formato de rede social.