Ceplac lança projeto de meio ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente terá, no sul da Bahia, o lançamento do Projeto Biofitos de Plantas Medicinais. A solenidade será na quarta-feira (5), no auditório do Centro de Pesquisa do Cacau (Cepec), na rodovia Jorge Amado, a partir das 15 horas.
A programação inclui uma mesa redonda com a participação de ambientalistas, agricultores, fitoterapeutas, estudantes, instituições públicas e particulares, que discutirão temas relacionados ao meio ambiente, o resgate e a conservação produtiva de plantas medicinais da cabruca.
O coordenador do Projeto Biofitos, Evaldo Costa Batista, da Ceplac, explica que o projeto surgiu a partir de inúmeras pesquisas que são realizadas na Ceplac e cujo objetivo é oferecer mais oportunidade para a prevenção e cura de doenças através da fitoterapia.
“A nossa biodiversidade, presente tanto no bioma mata atlântica como na Cabruca, é um tesouro medicinal que precisa ser conservado”. Para ele, não basta plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia. "É preciso um trabalho permanente de conscientização sobre a preservação do ecossistema".
Evaldo explica que as espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas de valor medicinal encontradas na cabruca da Bahia representam um patrimônio cultural e fitoterápico, "capaz de contribuir com a economia e a qualidade de vida da sociedade".