Delegada orienta sobre fake news

A delegada Katiana Amorim participou do Queremos Saber da Câmara de Itabuna e orientou a população sobre como proceder para denunciar crimes que envolvem notícias falsas pela internet, contra a honra, como calúnia, difamação e injúria; falsa identidade e falsidade ideológica.

As fake news foram a bola da vez na quinta edição do projeto. Segundo Katiana, depois de printar copiar a tela do celular ou PC, a vítima deve levar o material a um cartório e lavrar uma ata notarial, instrumento público que constatará a fidelidade dos fatos. “Com essa ata, as imagens vão ter força de prova”.

A diretora de marketing da Prefeitura, Tayná Borges, e o webmaster Alessandro Dantas pontuaram que o combate às notícias inverídicas passa pela averiguação das fontes e pela mudança cultural. “A população tem que verificar a fonte ao invés de propagar fake” disse Tayná.

O vereador Júnior Brandão defendeu capacitação para professores ministrarem, em sala de aula, o uso adequado da internet. A jornalista Celina Santos evocou uma premissa básica do jornalismo para coibir a disseminação de notícias falsas, a checagem de fatos. “Se é fake, não é news”.

19:54  |  


Gostou? Repasse...