Pelourinho ganha espaço cultural
O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia, no Pelourinho, em Salvador, vai fortalecer suas atividades. O Espaço, que já exercia função administrativa, virou Equipamento Cultural e foi aberto nesta semana.
Ele conta com salas de leitura, vídeos e exposição, além do salão multiuso, setor e quintal educativos. A secretária estadual de Cultura, Arany Santana, destacou a importância de todos os colaboradores que, no passado e na atualidade, fazem parte da construção da história do centro.
“A presença de vocês é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado desde 2011. Ressignificar esse espaço é uma das ações mais importantes para a cultura. Estou feliz pela preservação da memória e da nossa identidade”, agradeceu.
O diretor do CCPI, André Reis, diz que “essa iniciativa nasce do interesse de apresentar o que temos sobre a cultura popular e identitária no Centro Histórico, que é um lugar turístico que recebe muita gente, dando oportunidade aos visitantes de conhecer um pouco mais sobre a cultura popular do Estado da Bahia”.
Todo acervo da Sala de Leitura é voltado à cultura popular e identitária e teve o apoio da Fundação Pedro Calmon. A Sala de Audiovisual vai ser utilizada para exibir vídeos da cultura popular. Já o Setor Educativo vai funcionar para fazer as visitas guiadas no quintal, que sinaliza as plantas com nomes populares e científicos.