Santana se rende à ordem judicial
Depois de ameaçado de prisão por desobediência, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Itabuna, Gilberto Santana, finalmente resolveu refazer a escala dos agentes para que eles possam ter uma jornada diária dentro da lei e descanso aos domingos, como ordenado pela Justiça.
Santana foi acusado de arbitrariedades e de montar uma escala de trabalho ilegal para guardas civis municipais que tinham cobrado seus salários. Segundo o sindicato da categoria, 30 guardas eram obrigados a trabalhar de domingo a domingo, sem direito a folga. A 3ª Vara do Trabalho de Itabuna acatou a queixa do sindicato..
Mesmo com a ordem judicial emitida há mais de 30 dias, Santana se negava a obedecer. Por isso, o sindicato acionou novamente a Justiça do Trabalho, pediu a intimação de Santana e sua prisão, caso não mudasse de atitude. O secretário informou à Procuradora-Geral do Município que acataria a ordem judicial.
Mas a ameaça de prisão continua, porque outro sindicato, o dos servidores municipais, também acionou a Justiça para que ele obedeça a ordem de pagar produtividade aos agentes de trânsito. Santana continua se recusando a pagar o adicional.