Vacinação está aberta para todos
A partir desta segunda-feira, toda a população pode se vacinar contra a gripe, inclusive quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai continuar enquanto durarem os estoques.
Até sexta-feira passada, quando terminou a campanha nacional, quase 80% do público prioritário foi vacinado, o que representa 47 milhões e 500 mil pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.
Durante esse período, foram priorizados cerca de 60 milhões de pessoas, entre gestantes, puérperas, crianças, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e presos, além de profissionais de segurança e salvamento.
Segundo o ministério, a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.