a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
exame de sangue
13.Maio.2017

Entidade alerta para excesso de exames

feitos no Brasil que podem diagnosticar situações que não se tornariam problemas de saúde. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) orienta sobre a necessidade de exames apenas quando há sintomas a ser investigados.

A SBMFC alerta que exames solicitados de forma excessiva pelos médicos e pelos pacientes durante as consultas podem representar um risco à saúde. “A realização de exames de rotina ou check-up, em uma pessoa que não tenha quaisquer sintomas é prejudicial”.

“Pode, em algumas ocasiões, levar ao diagnóstico de uma doença que jamais se tornaria um problema de saúde e indicar tratamento que seria dispensável”, ressalta Daniel Knupp, secretário geral da SBMFC. A essa situação se dá o nome de sobrediagnóstico.

Estudos estimam que o sobrediagnóstico é muito comum, podendo chegar a até um terço dos casos de câncer de mama, a mais de 60% dos casos de câncer de próstata e à maioria dos casos de câncer de tireoide.

Além disso, Knupp reforça que isso inclui a necessidade de uma estreita vigilância por parte do próprio médico, “uma espécie de controle de qualidade permanente em nome da consciência do dano que poderia fazer, mesmo involuntariamente, a seus pacientes”.

A prevenção

Na medicina existem quatro tipos de prevenção. A primária existe para evitar ou remover a causa de um problema de saúde antes dele ocorrer. A secundária prevene o desenvolvimento de um problema de saúde desde os estágios iniciais.

A terciária atua para reduzir o efeito de um problema de saúde crônico. E a quaternária é usada para identificar um paciente em risco de supermedicalização, para protegê-lo de uma nova invasão médica e sugerir a ele intervenções aceitáveis.