Dieta com gorduras certas faz vida saudável
para você, por causa dos processos desencadeados por elas. As gorduras são ácidos graxos que podem ser grandes aliados da saúde, mas é preciso balancear o cardápio. A nutricionista Juliana Tomandl afirma que as melhores escolhas são as gorduras insaturadas.
“Elas são fontes de nutrientes importantes, como as vitaminas A, K e D e ainda são facilmente encontradas nos vegetais, sementes, frutos do mar, oleaginosas, azeite de oliva extra virgem, abacate e manteigas puras de alta qualidade”.
De acordo com a profissional, elas atuam diretamente em processos fisiológicos e são responsáveis, entre outras coisas, pela secreção de hormônios, inclusive aqueles que participam da quebra das gorduras acumuladas em excesso. Ou seja, ajudam a emagrecer.
Elas ainda transportam vitaminas que se dissolvem na gordura para que o corpo absorva seus benefícios. “As gorduras retardam o esvaziamento gástrico e exigem um esforço maior do organismo na hora da digestão, por isso a sensação de saciedade é prolongada”.
Vantagem do peixe
O ômega 9, encontrado em peixes como salmão e nas oleaginosas, ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do stress. Já a vitamina E tem ação antioxidante e combate processos inflamatórios causados pelos radicais livres, ajudando a manter a elasticidade da pele, tecidos e órgãos.
Alguns nutrientes, especialmente as vitaminas A, D E, e K, dependem diretamente das gorduras, pois o organismo precisa de lipídeos, através da alimentação, para conseguir absorvê-las. Além disso, existem os ácidos graxos essenciais, como os ômegas.
Eles não são sintetizados naturalmente pelo organismo e também precisam ser obtidos através da alimentação. Eles atuam em funções importantes no organismo, na promoção da saúde cerebral e cardíaca, na produção de hormônios e na ação anti-inflamatória.
tweet