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24.Julho.2021

Nunca nasceram tão poucos e morreram tantos

itabuna


em Itabuna quanto no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento dos Cartórios de Registro Civil, que fazem a análise desde 2003. A cidade resgistrou a menor diferença já vista entre nascimentos e óbitos nos primeiros seis meses do ano.

Em números absolutos Itabuna teve 1.122 óbitos em 2021, até o final de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 4,2% menor que a média histórica do estado, mas 15,67% maior que o ano passado. Em relação a 2019, o aumento foi de 19,87%.

Itabuna também registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde 2003. Foram 839 nascimentos, 51,9% menos que a média histórica, 11,87% menor que no ano passado e nada menos que 51,08% abaixo de 2019, antes da pandemia.

O resultado é o menor crescimento da população em um semestre, com o número de nascimentos próximo do de óbitos. A diferença, que sempre esteve na média de 574 nascimentos a mais, caiu para apenas 283, uma redução de 149,3% em relação à média histórica e de 136,33% sobre 2019.

Queda na Bahia

A Bahia também registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da estatística, 89.960, número 18,4% menor que a média histórica e 2% que no ano passado. Com relação à 2019, o número de nascimentos caiu 13,4%.

O Estado apresentou 52.834 óbitos no semestre, o maior número da história, 39,3% maior que a média desde 2003 e 22% maior que o ano passado, com a pandemia já instalada. Com relação a 2019, o aumento no número de mortes foi de 18,4%.

A diferença entre nascimentos e óbitos, que sempre foi de 72.276 mil nascimentos a mais em média, caiu para apenas 37.126 mil, uma redução de 48,6% em relação à média histórica, de 23,4% sobre 2020 e 37,4% quando comparada a 2019.

Casamentos

A série histórica do Registro Civil demonstra que o aumento no número de casamentos está diretamente ligado ao aumento da taxa de natalidade em Itabuna, o que deve fazer com que os nascimentos ainda demorem um pouco a ser retomados.

Isso porque o primeiro semestre de 2021 registrou o 11º menor número de casamentos desde o início da série histórica. O número de matrimônios em 2021 mostra uma pequena recuperação em relação às celebrações do ano passado, fortemente impactadas pela pandemia.

Até junho deste ano, os Cartórios celebraram 379 casamentos civis em Itabuna, número 110,6% maior que os 180 matrimônios realizados no ano passado, mas ainda 19,7% menor que os 472 celebrados em 2019.


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1.Junho.2021

Nova estrada não duplica nem resolve o problema

nova estrada


do alto fluxo de veículos entre Itabuna e Ilhéus. A obra anunciada pelo estado não duplica a Rodovia Jorge Amado e cria um novo problema, gerando um congestionamento constante no Banco da Vitória, onde a nova estrada, que será de mão única na direção do litoral, termina.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que é da base do governador, disse que a nova rodovia "ligando os maiores municípios do sul da Bahia", "realiza esse sonho de várias décadas da população sulbaiana". Mas a nova estrada não liga as duas cidades, parando bem antes.

Também não é o "sonho de várias décadas". Este era a duplicação real da estrada, da saída de Itabuna até a chegada em Ilhéus. O projeto também previa uma ligação da BR-101 até o começo da nova pista, além de saídas essenciais para o futuro Porto Sul e o litoral sul.

Não tem o essencial

Na altura do Banco da Vitória, onde a estrada estadual vai terminar, o projeto previa uma pista ligando diretamente à zona norte, outra à zona sul, desafogando o tráfego, principalmente no verão, quando milhares de carros têm que entrar na cidade para seguir até as praias.

A estrada estadual não tem nada disso. Ela aproveita uma estrada de terra que já existe entre os dois pontos. Não prevê ligação alguma ao Porto Sul, como no projeto original, tornando-a uma obra inútil para o sul da Bahia se o Governo Federal não intervir e construir o restante do original.

A nova estrada, além de não resolver o problema, custará R$ 40 milhóes a mais que a do projeto original, um mistério que deveria ser investigado pelo Ministério Público. Ao fazer uma meia obra com dinheiro estadual, o governo baiano evita ser fiscalizado pelo TCU.

Mentiras oficiais

O anúncio da obra está cheio de mentiras. "A rodovia vai ser importante para o desenvolvimento econômico do Litoral Sul baiano, porque facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado". A nova estrada não tem ligação sequer com a BR-101.

"Em Ilhéus, o escoamento da produção de grãos em direção ao Porto de Malhado será beneficiado com a implantação da via". As carretas de grãos vêm pela estrada de Uruçuca. Se mudarem para a nova estadual, vão congestionar o Banco da Vitória. E não existe ligação com a BR-101.

O estado diz que a estrada vai facilitar "o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul, que será construído em breve". Esta é a maior mentira, já que todo o transporte será feito pela Ferrovia de Integração Oeste/Leste.

Por fim, o anúncio do estado diz que a estrada "vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades", algo improvável, devido ao gargalo que será formado em Banco da Vitória. Outra falácia é a de que facilita o acesso às praias, como apontou o Jornal das Sete, da rádio Morena FM.

Todos os motoristas terão que entrar em Ilhéus do mesmo jeito que fazem hoje, além de enfrentar o afunilamento no Banco da Vitória. Sem ligar as duas cidade, sem ligação com a BR-101, nem saídas para as zonas norte e sul do litoral, a nova estrada é uma obra cara e inútil.


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