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24.Julho.2021

2021 é um bom ano para trocar o carro...

trocando de carro


ou voce deve esperar mais um pouco? Diante das medidas por causa da Covid-19, aumentou a procura por automóveis como meio de transporte. Os números mostram que o cenário atual de intenção de compra de veículos é otimista. Por outro lado, os preços altos e as altas taxas de juros podem ser um impedimento para a compra.

A segunda edição da pesquisa encomendada pela Anfavea à Webmotors mostrou que 75% têm intenção de adquirir um veículo ainda neste ano. “Este é um retrato do que o consumidor online está sentido agora, no momento da compra”, explica Rafael Constantinou, diretor de marketing da Webmotors.

A pesquisa, divulgada neste mês, foi feita com 4.240 pessoas – 74% já possuem carro e 26%, não. Dos que têm veículos, 73% pretendem trocar neste ano, enquanto 21% pretendem fazer a troca imediata. Em relação aos 26% que ainda não têm automóvel, 80% indicaram interesse em comprar em 2021, e 34% agora.

Quanto deve custar?

Apesar do otimismo, com o aumento na demanda, a tendência é de que os preços dos carros aumentem. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e junho foram emplacados 5.451.498 automóveis e comerciais leves, seminovos e usados, com alta de 81% sobre 2020 e 6,4% sobre 2019.

Em contrapartida, um estudo feito pela Kelley Blue Book Brasil (KBB) apontou que, somente no primeiro semestre, os preços dos veículos usados de quatro a dez anos tiveram reajustes de 13,04%.

Já os números observados no segmento de seminovos, com até três anos de uso, reforçaram a valorização atual que os carros usados têm passado em 2021. O ano-modelo 2018 foi o que obteve a maior média de reajuste, com 12,8%.

Os carros novos – modelos 2022 – passaram de 7,5% de acréscimo, enquanto os modelos de 2021, que foram sendo substituídos ao longo do período e considerados desatualizados, tiveram seus preços estabilizados durante o primeiro semestre do ano, o que é favorável aos interessados em adquirir um veículo dessa categoria.

“A partir de junho, inclusive, tal estagnação de preços acompanha o aparente arrefecimento de demanda dos carros novos (além dos conhecidos obstáculos que a produção vem enfrentando), apontada pela Fenabrave, que registrou queda de 3,31% nas vendas no mês”, aponta o estudo.

E os juros dos financiamentos?

Segundo a última divulgação de dados do Banco Central, relativos às taxas de operação de crédito de maio de 2021, o saldo de crédito do sistema financeiro alcançou R$ 4,2 trilhões – uma alta de 1,2% em relação ao mês anterior.

Além disso, houve queda nas taxas de sete das oito modalidades na comparação mensal. Para aquisição de veículos, por exemplo, os juros permaneceram em 21,3% ao ano.

Quais são as opções disponíveis?

Comprar ou não um carro em 2021 vai depender da sua necessidade. Especialistas indicam que é necessário avaliar a urgência da compra, o orçamento e o cenário. No entanto, existem algumas alternativas que podem ajudar o seu bolso nessa conquista.

Entrada: Se comprar a vista não é opção para você, uma ótima alternativa é investir em uma boa entrada. Assim, você diminui o valor a ser financiado, a quantidade de parcelas e os juros agregados ao contrato.

Consórcio: O consórcio é formado por um grupo interessado em comprar um automóvel. A cada membro do grupo, é dado o direito de comprar o bem negociado. Nessa modalidade, não há cobrança de juros, mas, sim, taxa de administração, que tem um valor mais acessível se comparada a outras formas de aquisição parcelada.

Leilão: Os carros comprados em leilão de veículos são vendidos sempre por um preço mais em conta para o comprador. Estima-se que eles sejam de 30% a 60% mais baratos do que os preços da tabela FIPE. Além disso, costumam apresentar uma enorme variedade de modelos de automóveis.


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1.Junho.2021

Nova estrada não duplica nem resolve o problema

nova estrada


do alto fluxo de veículos entre Itabuna e Ilhéus. A obra anunciada pelo estado não duplica a Rodovia Jorge Amado e cria um novo problema, gerando um congestionamento constante no Banco da Vitória, onde a nova estrada, que será de mão única na direção do litoral, termina.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que é da base do governador, disse que a nova rodovia "ligando os maiores municípios do sul da Bahia", "realiza esse sonho de várias décadas da população sulbaiana". Mas a nova estrada não liga as duas cidades, parando bem antes.

Também não é o "sonho de várias décadas". Este era a duplicação real da estrada, da saída de Itabuna até a chegada em Ilhéus. O projeto também previa uma ligação da BR-101 até o começo da nova pista, além de saídas essenciais para o futuro Porto Sul e o litoral sul.

Não tem o essencial

Na altura do Banco da Vitória, onde a estrada estadual vai terminar, o projeto previa uma pista ligando diretamente à zona norte, outra à zona sul, desafogando o tráfego, principalmente no verão, quando milhares de carros têm que entrar na cidade para seguir até as praias.

A estrada estadual não tem nada disso. Ela aproveita uma estrada de terra que já existe entre os dois pontos. Não prevê ligação alguma ao Porto Sul, como no projeto original, tornando-a uma obra inútil para o sul da Bahia se o Governo Federal não intervir e construir o restante do original.

A nova estrada, além de não resolver o problema, custará R$ 40 milhóes a mais que a do projeto original, um mistério que deveria ser investigado pelo Ministério Público. Ao fazer uma meia obra com dinheiro estadual, o governo baiano evita ser fiscalizado pelo TCU.

Mentiras oficiais

O anúncio da obra está cheio de mentiras. "A rodovia vai ser importante para o desenvolvimento econômico do Litoral Sul baiano, porque facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado". A nova estrada não tem ligação sequer com a BR-101.

"Em Ilhéus, o escoamento da produção de grãos em direção ao Porto de Malhado será beneficiado com a implantação da via". As carretas de grãos vêm pela estrada de Uruçuca. Se mudarem para a nova estadual, vão congestionar o Banco da Vitória. E não existe ligação com a BR-101.

O estado diz que a estrada vai facilitar "o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul, que será construído em breve". Esta é a maior mentira, já que todo o transporte será feito pela Ferrovia de Integração Oeste/Leste.

Por fim, o anúncio do estado diz que a estrada "vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades", algo improvável, devido ao gargalo que será formado em Banco da Vitória. Outra falácia é a de que facilita o acesso às praias, como apontou o Jornal das Sete, da rádio Morena FM.

Todos os motoristas terão que entrar em Ilhéus do mesmo jeito que fazem hoje, além de enfrentar o afunilamento no Banco da Vitória. Sem ligar as duas cidade, sem ligação com a BR-101, nem saídas para as zonas norte e sul do litoral, a nova estrada é uma obra cara e inútil.


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