Rádio aumenta o seu alcance e bate redes
sociais, subindo 2 pontos em audiência neste ano em relação a 2020, quando também tinha crescido. É o que mostra a mais recente pesquisa da Kantar Ibope sobre o consumo de rádio pelos brasileiros, a "Inside Radio 2021". Segundo o estudo, pelo menos 80% dos brasileiros ouvem rádio todos os dias.
Não importa se é dentro de casa, nos carros indo para o trabalho (um espaço exclusivo dele) ou no trabalho; por receptor, celular ou streaming, o veículo de comunicação mais antigo é também o que mais soube se reinventar e aproveitar a internet.
O crescimento constante é uma resposta amarga para os "cientistas de mídia" que há décadas anunciam a morte do rádio. Primeiro o cinema ia matar o meio, depois a televisão, depois a internet, depois os canais de streaming. Ao invés disso, o rádio é cada vez mais popular.
Segundo a pesquisa, em média cada pessoa passa nada menos que 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio diariamente. É o meio que as pessoas passam mais tempo consumindo, com uma vantagem que explica sua altíssima eficiência em gerar vendas: seu horário de pico.
Na hora certa
O rádio tem sua maior audiência justamente pela manhã e à tarde, quando as lojas e empresas estão abertas, com o triplo da televisão, por exemplo. Ele acompanha o consumidor na hora em que acorda, no caminho para o comércio e até dentro das lojas. Fica fácil vender com o rádio.
52% dos ouvintes são mulheres e 48% homens. A classe C é 43% do total, seguida da A e B (40%). A maioria usa rádios comuns, mas a audição pelo celular subiu de 23% para 25% neste ano. E os comerciais são o formato que mais captam a atenção (50%), acima das promoções (28%).
Além disso, nada menos que 10% dizem ter ouvido rádio pela internet nos últimos 30 dias, passando em média 2 horas e 44 minutos conectados a uma estação. O CEO da Morena FM confirma essa média. "É a que temos registrada em nosso streaming, indo de 2h20 a 4h40".
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