Quem são os grandes patrocinadores considerados mais “valiosos”, do Mundial Qatar 2022
Mas fora o investimento do país, quem está investindo na Copa do Mundo?
A cada 4 anos o mundo se prepara para uns dos maiores eventos desportivos, o Mundial, evento futebolístico organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), a qual é atualmente disputada por 32 seleções. Os jogos acontecem em uma nação-sede determinada por meio de eleição estruturada pela própria Fifa. O Qatar foi o país sede escolhido para esta copa 2022, dados disponibilizados pela Fifa falam da importância desse evento, à medida que o futebol se popularizou, a Copa foi se transformando em um evento de grandes proporções que mobiliza o mundo durante trinta dias.
O massivo alcance no futebol é considerado um símbolo da cultura, mundialmente, promovendo entretenimento, diversão e interação social ao ato de torcer, sendo visto como poder de alto consumo por seus devotos, que envolve devoção, sentimentos e emoções que estão sempre presentes no comportamento dos torcedores. É justo o material que deseja as marcas, visando associar imagem e produto a determinados sentimentos, ao estreitar os laços com seus públicos (não apenas clientes, mas também parceiros colaboradores). Uma empresa consegue fortalecer a sua marca através da visibilidade de eventos como o Mundial de Qatar 2022, que viu nessa ocasião grandes oportunidades de estratégias de promoção e de marketing.
El Marketing atuando no mundial Qatar 2022
As grandes oportunidades das marcas acontecem a cada 4 anos, sem dúvida o Mundial representa o melhor momento para aumentar a visibilidade e dos seus produtos, e começa a construção de uma marca na mente dos consumidores.
Algumas marcas têm protagonismo assegurado que investem no sistema oficial de sponsor e licenças da FIFA. Só para essa edição da Copa do Mundo, segundo a SpotValue, a FIFA recebeu mais de US$ 1,7 bilhão em acordos publicitários. Entretanto, para o evento são esperados cerca de US $6,2 bilhões para a organização, sendo US $3,1 bi só da receita com direitos de transmissão e US $1,4 bi com a venda de ingressos, camarotes e venda de produtos. Neste ano, a Fifa faturou cerca de US $93 milhões com patrocínios globais. Entretanto, ao se tratar do investimento publicitário, é importante entender que a FIFA trabalha com três tipos de empréstimos: patrocinadores FIFA, patrocinadores oficiais da edição e apoiadores regionais.
As marcas esportivas marcam presença, sendo os maiores fornecedores em matérias esportivos no futebol, durante todo o ano, é especial na copa do mundo, os patrocinadores desportivos são: Nike, Adidas e Puma, o acesso a jogadores e uso da imagem da equipe promove promoções de seus produtos. Adidas tem uma história antiga com o esporte, sendo a principal patrocinadora da FIFA e da Copa do Mundo há mais de 50 anos. Patrocina cerca 41% das seleções participantes, em particular o craque Lionel Messi do Paris Saint-Germain e camisa 10 na seleção Argentina, é o representante da marca há mais de uma década e conta com sua própria linha de produtos.
Outra marca presente é a Puma, patrocinadora de 21% das seleções, que tem como principal representante Neymar, jogador da seleção brasileira. Após romper seu contrato com a Nike em meio a polêmicas e controvérsias, o craque brasileiro é o principal adepto da linha Future, que teve um novo modelo lançado recentemente para a disputa do Mundial.
A média de valor das seleções patrocinadas pela Nike é de 378 milhões de euros, patrocinando as duas seleções mais caras da Copa do Mundo 2022, a inglesa e a brasileira.
A parte das grandes marcas de roupa desportivas existem outras marcas protagonistas no Mundial de Qatar 2022 alguns anúncios dos maiores parceiros comerciais e patrocinadores do Campeonato Mundial de Futebol são: KIA, PEPSI, Qatar Airways, Coca-Cola. Grupo Wanda, Hyundai, Qatar Energy e Visa (VISA34). Dados indicam que as empresas chinesas forneceram mais receitas de patrocínio do que as empresas de qualquer outro país na Copa do Mundo de 2022, ficando entre as primeiras do mundo com quase US $1,4 bilhão, superando a dos EUA com US $1,1 bilhão..
O evento como este ao nível mundial não pode deixar de aproveitar as grandes marcas, entende que espetáculos desportivos tem grandes audiências, dados mostram que a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, teve uma audiência recorde de mais de 3,5 bilhões de pessoas. Além disso, só a final entre França e Croácia atraiu 1,12 bilhão de telespectadores.
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