Como saber se um empreendimento vale a pena?
Você já se perguntou como abrir um negócio? Ou quando é a hora certa de alugar um imóvel para começar a empreender? Já definiu bem os seus objetivos?
Saiba que antes de tudo isso é preciso traçar uma estratégia e pensar no que você deseja conquistar pelos próximos cinco anos. Afinal, com a quantidade de opções que o mercado oferece, se destacar é fundamental.
No conteúdo de hoje, trouxemos dicas para quem quer começar uma empresa do zero. Aproveite e boa leitura!
1- Onde empreender?
Essa questão pode trazer uma amplitude de respostas e interpretações e o ponto é que você pode empreender em qualquer lugar, seja ele físico ou virtual, o importante é traçar a estrutura que vai deixar o seu negócio firme e “de pé”. Por isso, neste tópico apresentaremos a importância de criar um planejamento.
Como aplicar a metodologia “brainstorm” e descobrir?
Aqui é por onde tudo começa, é muito importante que tenha em mente como gostaria de começar e criar um mapeamento que demonstra suas estratégias pode ser um ótimo primeiro passo para entender toda a atmosfera que ter seu próprio negócio significa.
Vamos do início, o termo “brainstorm” de origem inglesa tem como tradução "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade. Também conhecido como tempestade de ideias e tempestade cerebral. Traz em sua essência essa energia de nos deixar livre para pensarmos as mais diversas ideias, mesmo que depois tenhamos de organizá-las.
A realização dessa metodologia é feita com uma dinâmica de grupo para que todos os participantes explorem toda a sua capacidade criativa dentro grupo ou até mesmo individual, de modo a inclinar suas atenções para objetivos pré- determinados.
Fique tranquilo (a), não tenha medo de fazer essa dinâmica sozinha (o), aproveite e nade na onda do autoconhecimento!
2- Metodologias ágeis para identificar
A modernidade vem dando palco ao tema deste tópico que vem ganhando cada vez mais atenção dentro do mundo da tecnologia, cada vez mais o ser humano tem buscado formas de otimizar o tempo, os processos manuais, as metodologias que sua empresa seja própria ou não utilizam, entre outros aspectos.
Mas afinal, do que se trata a metodologia ágil?
Os métodos ágeis são uma alternativa que visa viabilizar a gestão tradicional de projetos, nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas podem ser aplicados a qualquer forma de projeto (inclusive os que não se relacionam diretamente ao software).
3-Como escolher o produto ou serviço que quer comercializar
Imaginar e pôr em prática a criação de uma empresa traz muitas percepções e uma delas é pensar no que quer vender, seja um produto ou um serviço. E é sobre isso que vamos falar neste tópico.
Conheça realizando pesquisa de mercado
Este ponto é muito é um componente muito necessário para que tenha segurança em tomar suas decisões e também é uma ferramenta comum e poderosa de gestores, coordenadores e superintendência das mais diversas áreas.
A pesquisa de mercado refere-se a um estudo que realiza o agrupamento e interpretação de informações que servirão para dar suporte e percepções dentro do processo de tomada de opções importantes para o empreendimento. Olhando um determinado entrave de forma específica, é definida a melhor forma de realizar a coleta dos dados dada necessidade. Aqui os livros de empreendedorismo são ótimas opções para quem tem dúvidas nesse momento tão decisivo.
Importância das pesquisas de mercado
De acordo com levantamentos realizados pelo SEBRAE a relevância da análise de mercado se dá por meio da visão que esse tipo de estudo oferece.
Um ponto de destaque para a identificação dos consumidores, no que tange a quem quero me conectar com a prestação de trabalho que realizo ou produto que comercializo, dentro desse destaque você deve ser perguntar “quem está comprando?”, “o que está comprando?” e “por que está comprando?”. Além dos costumes de compra, renda, nível cultural e estilo de vida.
Tenha em mente, se o cliente é uma pessoa jurídica, ou seja, é uma empresa também as perguntas que precisa se fazer são “como e quem decide as compras?”.
4-Explore as mais diversas alternativas
Você é livre! O seu “onde empreender” não necessariamente precisa ser algo “material” e por isso vamos abordar esse tópico com um toque mais tecnológico.
Criar um blog ou um podcast também é possível como um ”lugar" para iniciar
Aqui muito são os formatos pelo quais pode navegar, como criação de e-books (livros virtuais), criar um blog para tratar sobre os mais variados temas e até mesmo um podcast que nada mais é que uma boa forma de usar aquilo que você já sabe (possui percepções ou até mesmo conhecimento especializado) para gerar seu lucro.
Além de criar sua marca pessoal – o que pode te levar ao planejamento de seu espaço virtual –, é possível conseguir patrocínios ou parcerias para seu negócio próprio e isso ocorre a partir do momento em que sua página, blog ou canal tenha habitualidade de postagens e uma determinada quantidade de audiência.
5- Onde empreender criando uma sociedade ou até mesmo investindo em uma
Este tópico foi reservado para aqueles que possuem vontade de empreender mas tem uma essência mais imediatista.
Pois bem, caso não tenha os recursos financeiros para ser um investidor mais sinta que é dessa maneira que gostaria de empreender fique conosco e entenda como podemos te ajudar no último tópico deste conteúdo.
Entenda a gama variedades
Em um conteúdo criado pela revista online da Globo também conhecida como “plataforma do G1” na seção “Pequenas empresas & grandes negócios” existe uma extensa listagem com nada menos que 350 negócios nos quais pode se inspirar não só para empreender, mais também para se tornar sócio investidor em estudo feito pelo SEBRAE.
Dentro dessa matéria você será encaminhado direto ao espaço virtual do SEBRAE que com sua estrutura organizada põe as ideias de negócio em ordem alfabética e assim caso já tenha algo específico em sua mente poderá ir direto ao ponto.
Dica: a pesquisa pode ser comandada também por um filtro que separa os negócios por segmentos como economia criativa, moda e pecuária.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.