Brasil atinge maior receita com turismo estrangeiro nos últimos cinco anos
O turismo é um dos motores econômicos mais poderosos do mundo. Gera empregos, alimenta negócios e impulsiona as exportações. No Brasil, o turismo responde por quase 9% do Produto Interno Bruto (PIB) e sustenta mais de 13 milhões de empregos – quantidade equivalente a quase 8% do número total de empregos no país.
O sucesso do Brasil no cenário do turismo internacional pode ser atribuído a fatores como as paisagens naturais deslumbrantes, praias mundialmente famosas e também à simpatia e irreverência dos brasileiros, que costumam impressionar e conquistar quem visita o país canarinho. O setor é de extrema importância para países com potencial turístico, uma vez que beneficia a população com investimentos e crescimento do fluxo de empregos.
Só no mês de setembro, o Brasil recebeu o valor de aproximadamente R$ 416 milhões através de visitantes de outros países. A quantia ultrapassou recordes de receita registrados anteriormente, o que não acontecia desde 2016. Na ocasião, o país, que recebia os Jogos Olímpicos daquele ano, teve cerca de R$ 446 milhões em receitas.
São vários os setores que se beneficiam com o maior fluxo de estrangeiros aportando capital no comércio do país. Desde as companhias aéreas, setor hoteleiro, locação e seguro de carro e também bares e restaurantes.
No entanto, se por um lado o Brasil coleciona razões para ser considerado um ótimo destino internacional, também há quem diga que o país ainda não atingiu seu potencial turístico devido a pontos negativos que costumam frequentar as manchetes da imprensa internacional: a violência, restrições de visto e problemas de infraestrutura.
No mundo, alguns países se destacam quando se fala nos destinos mais procurados para passar férias e viajar ao redor do mundo. No cenário pós-pandemia, com as populações vacinadas e com menos receio para voltar a se aventurar, países como Estados Unidos, México e França foram alguns dos destaques no setor.
A agência de viagens ViajaNet fez um levantamento que analisou mais de 230 mil buscas no Google, com relação ao turismo. A conclusão da agência foi que, entre março de 2021 e o mesmo mês de 2022, cidades como Orlando, Cancún e Nova York foram as três mais procuradas pelos brasileiros.
No cenário mundial, um estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostra que França, México e Reino Unido estão entre os principais destinos dos estrangeiros. Confira a lista:
1 - França
2 - México
3 - Reino Unido
4 - Itália
5 - Turquia
6 - Estados Unidos
7 - Espanha
8 - Tailândia
9 - China
Como escolher o destino
Com tantas opções disponíveis no momento de decidir o próximo destino turístico, é preciso levar em consideração alguns pontos para ter a melhor experiência de viagem possível. Desde o custo total de passagens aéreas, hospedagem, até a alimentação e gastos extras específicos de cada país.
Outro ponto que pode ser levado em consideração é a burocracia para entrar em alguns países, fator que pode acabar com os planos de uma viagem, ou até fazer com que os gastos sejam intensificados, para tirar vistos e garantir toda a documentação em dia.
Além do próprio território que tem as mais diversas paisagens, os brasileiros podem optar por conhecer países da própria América do Sul, e também alguns locais na Europa, que inclusive conta com voos diretos partindo de algumas capitais como Recife, no Nordeste do país, e São Paulo, no sudeste.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.