a regiao
booked.net
29.Março.2023

8 maneiras de se cuidar e não perder o domínio do idioma


paris


Cada professor de francês, e todos os professores de outras tantas línguas estrangeiras, tem o receio de que os seus alunos esqueçam a língua uma vez que deixem as aulas, tanto as presenciais como as online.

É verdade que toda a gente que frequenta aulas de línguas estrangeiras pratica e aperfeiçoa a língua que estiver a aprender enquanto tiver aulas como algum professor especialista, mas uma vez acabados os cursos e as aulas, como é que pode cuidar e se apropriar de tudo aquilo que aprendeu?

Cada pessoa tem uma forma particular de aprender, algumas são mais visuais enquanto as outras são mais auditivas.

Também há alunos que desenvolvem melhor a expressão oral do que a expressão escrita e vice-versa, ou que têm uma melhor compreensão do que uma produção oral e escrita.

Todos eles precisam do mesmo: Não perderem tudo aquilo que já aprenderam, ora o vocabulário como as regras gramaticais, ora a capacidade de escrever textos como a capacidade de falar.

Mas a pergunta mais importante agora é “Como é que eu posso manter toda a informação da língua estrangeira que estudei e que tanto esforço me custou aprender?”

Há algumas dicas que você pode conferir a seguir e as pôr em prática para se lembrar sempre das línguas que já aprendeu.

O primeiro que se tem de dizer é que cada uma das dicas que estarão a seguir podem ser usadas e aplicadas com qualquer língua e em qualquer espaço e momento da sua vida.

Portanto, pegue na caneta e no papel e aponte as dicas que sejam de melhor e mais utilidade para si e para o reforço do que aprendeu.

 

1.- Pratique sempre

Todos os dias, mesmo que sejam de 10 a 15 minutos por dia, tente ouvir, ler, escrever ou falar na língua que aprendeu.

A prática consequente da língua o ajudará a se lembrar todo o tempo da língua.

Não precisa de fazer isto por muito tempo, talvez seja suficiente o facto de se dedicar de 10 a 15 minutos cada dia da semana para rever e estar em contato com a língua.

 

2.- Desfrute da leitura

Ler é uma atividade favorecedora desde vários pontos de vista.

A leitura lhe pode oferecer novos conhecimentos sobre uma extensa variedade de temas: científicos, artísticos, educativos, sociais, culturais, gastronómicos, recreativos, entre tantos outros.

O facto de ler não implica que você tenha de ler um livro daqueles clássicos típicos de cada língua, nada mais longe da realidade.

O importante é que você leia aquilo que goste e que de alguma forma seja significativo para si, para os seus estudos, para os seus passatempos e até para o seu trabalho.

O comprimento do texto lido também não é relevante, pode ler desde um livro inteiro até uma receita de cozinha e estará a praticar a língua que já aprendeu na mesma.

 

3.- Ouça podcasts e músicas

A música, além de poder ser relaxante para muitas pessoas, é também uma boa estratégia para você lembrar a língua que aprendeu.

O ideal é que além de ouvir a música e, evidentemente, cantar e repetir a letra de forma consciente, isto é, tendo em conta a pronunciação das palavras que diz, também você possa ler a letra da canção.

É um trabalho que fortalecerá tanto a compreensão oral como a compreensão escrita.

Além das canções que você possa ouvir, também pode recorrer aos podcasts, porque hoje em dia há uma grande variedade deles e de múltiplos temas em todas as línguas.

Por vezes pode ser difícil que você tenha a transcrição de tudo aquilo que se diz no podcast, mas uma vez que você acabe de ouvir o podcasts, pode praticar um pouquinho a escrita escrevendo um resumo do mesmo.

 

4.- Veja filmes e vídeos

Decidiu ver um filme no fim de semana à noite? Então o veja na língua estrangeira que aprendeu e que quer praticar.

Se desejar, pode pôr também as legendas e as verificar cada vez que tenha uma palavra que não compreenda ou que não se lembre da escrita que ela tem.

Os vídeos também são uma boa ferramenta, especialmente aqueles que falam sobre os países onde se fala a língua que esteve a aprender porque com isto também aprenderá a cultura deles e que abraça o idioma aprendido.

 

5.- Fale com pessoas nativas

De certeza que no país onde você mora haverá pessoas que falem de forma nativa a língua que você aprendeu, pelo que as pode contatar e falar com elas.

Da mesma forma, existem aplicativos e sítios na Internet onde você pode intercambiar conversas com outras pessoas para eles praticarem a sua língua materna e para que você possa aprender a língua deles também.

 

6.- Ative a sua vida social

Normalmente nos clubes e embaixadas dos países onde se fala a língua que você aprendeu se realizam atividades culturais às quais você pode assistir e falar com pessoas nativa da língua.

É habitual que estas instituições façam exposições de arte, reuniões para falar sobre filmes vistos, comemoração de datas históricas, eventos gastronómicos, entre outros.

Em todos eles você poderá falar com pessoas, ler os folhetos informativos sobre estes eventos e ouvir tudo aquilo que dizem os apresentadores e as personagens envolvidas no lugar.

 

7.- Lembre a gramática

É verdade que a gramática não é tudo e que para nos comunicarmos noutra língua o que devemos fazer é falar, ler e escrever, mas também é verdade que os conteúdos gramaticais fazem parte da língua e a devemos pôr em prática.

Portanto, vá de passeio a uma boa livraria e aproveite para adquirir um livro de gramática, mas daqueles que têm montes de exercícios para praticar.

 

8.- Viaje

Finalmente, a melhor forma de você praticar uma língua é viajar ao país onde se fala e se relacionar com os habitantes do lugar.

Com este exercício você não só poderá praticar a pronúncia e a fluidez da língua, mas também ter o conhecimento da cultura, das expressões idiomáticas e das frases típicas que usam os moradores.

Da mesma forma, aprenderá de história, de gastronomia e do comportamento e formas de se relacionarem os habitantes nativos.

 

Para concluir, muitas destas estratégias e recomendações são gratuitas, pelo que a melhor recomendação é que comece de uma vez com a prática da língua e que não perca tudo aquilo que tem aprendido ao longo do tempo.

Lembre-se que falar uma língua estrangeira é sempre uma mais-valia para si e se já aprendeu uma não vale a pena perder o que tanto lhe custou aprender.


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm