Seguro de carro em casos de enchentes: como funciona e o que considerar na escolha do contrato
A cobertura de seguro de carro é um aspecto importante a se considerar em casos de enchentes no Brasil, especialmente em regiões que são propensas a eventos climáticos extremos. A maior chuva da história de São Paulo e do Brasil, que ocorreu neste mês em Bertioga, é um exemplo disso.
De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume registrado na cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista foi de 683 milímetros, que deixou pelo menos 58 mortos e muitas famílias desabrigadas.
Para ter uma idéia, cada milímetro de chuva registrado é equivalente a um litro de água que cai em uma área de um metro quadrado. Outro caso grave registrado no Brasil aconteceu em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, no ano passado, quando o Inmet contabilizou um volume de 534,4 mm.
Como funciona a cobertura?
Em geral, o seguro de carro oferece cobertura para danos causados por enchentes, desde que a apólice tenha uma cláusula específica que inclua esse tipo de cobertura. No entanto, é importante lembrar que nem todos os contratos oferecem essa opção, e mesmo aqueles que oferecem podem ter variações nas suas coberturas e franquias, dependendo das condições específicas do seguro.
Quando o motorista é prejudicado por situações de enchentes, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora e reportar o sinistro, fornecendo as informações detalhadas sobre toda a extensão dos danos causados. Tirar fotos e fazer vídeos, bem como manter todos os gastos relacionados à reparação e manutenção em decorrência das chuvas registrados e documentados também são algumas dicas que podem facilitar a vida do motorista para conseguir acionar o seguro nesses casos.
Em posse das documentações, o procedimento comum é que as seguradoras enviem um funcionário para avaliar a extensão dos danos causados ao veículo. Dependendo do parecer final, as reparações são realizadas de acordo com as condições estabelecidas na apólice. Em alguns casos, onde os danos causados ao carro podem ser considerados irreversíveis, ou seja, uma perda total, a seguradora pode optar por indenizar o valor de mercado do veículo.
Limites de cobertura
Também vale destacar que algumas seguradoras podem estabelecer limites de cobertura para danos causados por enchentes, especialmente em regiões mais propensas a eventos climáticos extremos. Além disso, também pode ser solicitado ao motorista que o carro seja levado para reparação apenas em oficinas credenciadas pela seguradora.
Para evitar surpresas desagradáveis, é importante que o cliente esclareça todas as dúvidas antes de assinar o acordo e preste bastante atenção em vários detalhes no momento de assinar um contrato de seguro de carro, como avaliar as condições da cobertura oferecida pelo seguro, verificar se atende às necessidades do proprietário do veículo e procurar uma empresa com boa reputação e credibilidade no mercado de automóveis. A opinião de outras pessoas que já são clientes da seguradora e precisaram dos serviços também pode ser de grande ajuda para definir qual seguro de carro contratar.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.