ALBA entrega Comenda a Cyro de Mattos

A Assembleia Legislativa da Bahia homenageou o escritor itabunense Cyro de Mattos com a Comenda 2 de Julho, maior honraria da casa. A entrega da medalha foi feita nesta quinta-feira, em cerimônia na sede do Legislativo baiano, em Salvador. A homenagem foi proposta pelo deputado Marcelinho Veiga, do União Brasil.

Aos 84 anos, Cyro é dos maiores expoentes da cultura grapiúna, com 65 livros publicados no Brasil e 16 no exterior. A homenagem ao novo comendador baiano foi sugerida a Marcelinho pelo ex-deputado federal Joaci Góes que, a exemplo de Cyro, é membro da Academia de Letras da Bahia.

Cyro agradeceu a Deus e à família, especialmente à esposa, Mariza, com quem vive há 55 anos. Também citou os filhos André, Luís, Adriano e Josefina e cada um dos netos. “Agradeço ao amigo de longa data Joaci Góes, companheiro de jornadas de juventude. Ao longo dos anos, atravessamos trilhas e caminhos da mata cultural”.

Ao discursar, Marcelinho lembrou da relação da ALBA com um de seus avôs, Cláudio Veiga, presidente da Academia por 26 anos. Cláudio, Joaci e Cyro, além de dividir o gosto pelas letras, têm em comum o fato de ter sido contemporâneos e amigos nos tempos de Colégio da Bahia, atual Colégio Central.

Josefina, filha de Cyro, e Joaci tiveram a oportunidade de falar sobre o homenageado. “Eu honro e celebro sua caminhada, sua vida, seu exemplo”, disse a filha, que contou sua experiência de ter uma infância em meio a uma vasta biblioteca e várias máquinas de escrever e seus ruídos característicos.

Ela disse que o pai sempre teve como característica “nunca desistir de nossos sonhos, nunca deixar de lutar, nunca recuar”. Dando o exemplo, aos 84 anos Cyro está trabalhando em um romance. O amigo Joaci ressaltou o profundo conhecimento que tem do homenageado.

“Eu conheço Cyro há mais tempo do que você tem de vida”, disse, dirigindo-se a Marcelinho. Ele fez uma análise da obra literária do amigo e lembrou que Machado de Assis, considerado o maior escritor do país, escreveu diversos gêneros, mas não tem um livro infantil, uma vez que não se escreviam naquela época obras destinadas a crianças.

Cyro de Mattos, que deu uma aula sobre os fatos e personagens do 2 de julho, publica uma coluna semanal no jornal A Região, com crônicas.

21:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro