Aluna é vítima de anemia falsiforme

A estudante Kelry Silva dos Santos, de 17 anos, perdeu a batalha pela vida contra a anemia falciforme. Ela estava internada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, desde o início de agosto. Nesta segunda-feira, as complicações da doença evoluíram para um quadro de insuficiência respiratória aguda e ela não resistiu.

Aluna dedicada, Kelry estava no terceiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico de administração, no Colégio Estadual Álvaro Melo Vieira. Era a líder da turma. Nascida no Alto da Gamboa, na Conquista, frequentava a Igreja Nova Aliança, onde seu corpo foi velado. O sepultamento foi noCemitério do Basílio.

A anemia falciforme é um mal hereditário causado por anormalidade nos glóbulos vermelhos. Eles ganham a forma de foice. Daí vem o nome da doença. Estima-se que, no Brasil, uma em cada cem pessoas apresente a alteração genética, que atinge principalmente indivíduos afro-brasileiros.

Os glóbulos alongados não conseguem passar pelos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação em várias partes do corpo. Os pacientes apresentam intensa dor, suscetibilidade a infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce. A doença pode ser identificada com o teste do pezinho.

22:42  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro