Apagão "coincide" com falas de Lula

Os últimos dois dias foram de inferno para moradores de Itabuna, na segunda, e de todo o Brasil nesta terça. Ontem, Itabuna sofreu cinco quedas de energia na rede da Neoenergia Coelba, sem explicação alguma. A pessoa mal tinha reiniciado um computador, por exemplo, e a energia caía de novo. O mau serviço afetou até a Morena FM.

Na segunda seu streaming foi interrompido nas cinco vezes e a trapalhada da Coelba desconfigurou o servidor que faz a transmissão ao vivo na internet várias vezes. Nesta terça, mais duas quedas de energia com o mesmo efeito, além do apagão nacional que durou entre 15 minutos e 2h, como em Ilhéus. Este foi sentido em todo o pais.

As causas do apagão ainda não foram esclarecidas pela Coelba nem pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), mas algumas coincidêncais foram comentadas nas redes sociais. O apagão nacional vem de uma sequẽncia que teve o mandatário petista Lula defendendo que o Brasil "precisa" reestatizar a Eletrobras e comprar energia da Venezuela.

Depois, nesta segunda à noite, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira junior, pediu demissão do cargo, abrindo mão de um salário de R$ 300 mil, sem dar explicações. Coincidência ou não, o certo é que nem o ONS nem o governo deram qualquer explicação para o apagão nacional.

A Coelba emitiu uma nota dizendo que o apagão atingiu 415 dos 417 municípios baianos. "Uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)", dise.

Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Paraíba sofreram o apagão. Serviços de internet foram interrompidos e a população ficou sem acesso à internet. Lojistas ficaram sem emitir Notas Fiscais ou usar maquininhas de cartão.

Mais tarde o ONS afirmou que "houve ocorrência na abertura da interligação Norte-Sudeste, o que também afetou estados do Norte e Sudoeste. As causas para o apagão ainda estão sendo investigadas". Por volta das 11h, a Coelba só tinha normalizado o serviço em 30% dos municípios da Bahia.

17:24  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro