Autistas conquistam vitória na Bahia

Um grupo de entidades que cuidam de autistas conseguiu uma vitória importante na Justiça. Ela deu tutela de urgência e ordenou o governo a garantir o acesso ao Tratamento Multidisciplinar às crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista, seja pelo SUS ou diretamente.

O prazo para regularizar o atendimento é de 30 dias, porém em 10 o governo deve apresentar um plano informando quais serão "as medidas e providências adotadas para permitir a expansão do acesso ao tratamento multidisciplinar para as crianças e adolescentes necessitadas".

Elas deve incluir soluções para aumentar o número de vagas, a rapidez do procedimento "ou até outro modpensando com o intuito de facilitar e aumentar o acesso dos tratamentos multidisciplinares". No mesmo prazo a Justiça quer o cadastro e a relação de todos os requerimentos de tratamento.

O grupo que defende a causa autista na Bahia inclui Super Mãe Tea, Mães Unidas pelo Tea, Aliança Núcleo de Mães, Mães Autismo, Autismo no Buzu, Instituto Analice, Centro Palmares, Ginga Mulheres do Subúrbio, Naca, Mundo Tea, Clube de Mães Km 17, juntas pela causa comum.

"Vale ressaltar que o direito está estendido para todo autista da capital, região metropolitana e interior da Bahia que necessite de atendimento especifico à saúde, desde o diagnóstico à inserção em terapias, chamando diretamente o poder público a esta responsabilidade", dizem as entidades em nota.

"O movimento pretende-se pacífico, mas incisivo. Por isso conclamamos toda a população baiana a se juntar à nossa causa, que apenas pretende qualidade de vida e inclusão da pessoa no espectro do transtorno autista, dia 22, às 9h, ao lado do Fórum Rui Barbosa. Traga seu cartaz, faixa e use a hashtag #AçãoColetivaAutismo"

22:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro